Fibromialgia e a relação Nutricional

Bom dia?

Você conhece alguém que sofre com as dores da Fibromialgia? Você sabia que conseguimos melhorar e muito a qualidade de vida dessas pessoas com a dieta? Sim ?

Vamos entender um pouquinho sobre a Síndrome:

A Fibromialgia é uma síndrome clínica que se manifesta, principalmente, com dor no corpo todo. É uma condição que causa dor difusa musculoesquelética (ME) e, depois da osteoartrite, é a doença reumática mais comum. É de difícil compreensão. Muitas vezes os pacientes não sabem se a dor é nos músculos ou nas articulações. Junto com a dor, surgem sintomas como fadiga (cansaço), sono não reparador (a pessoa acorda cansada, com a sensação de que não dormiu) e outras alterações como problemas de memória e concentração, ansiedade, formigamentos/dormências, depressão, dores de cabeça, tontura e alterações intestinais. Uma característica da pessoa com Fibromialgia é a grande sensibilidade ao toque e à compressão de pontos nos corpos.

?O diagnóstico é totalmente clínico e feito através dos sinais e sintomas. Porém, os médicos podem solicitar exames para excluir doenças que se apresentam de forma semelhante à Fibromialgia ou ainda para detectar outros problemas que podem ocorrer junto e influenciar na sua evolução.

⁉️Obesidade: é difícil distinguir se a obesidade é causa ou consequência da Fibromialgia, por conta do sedentarismo imposto pelas dores, comorbidades psiquiátrica por conta de medicações, má absorção de nutrientes, distúrbios do sono, disfunção da tireoide entre outros.

⁉️Doença Celíaca: é cada vez mais frequente encontrar pacientes com Fibromialgia que possuem também sensibilidade ao glúten ou doença celíaca. Com isso, a exclusão do glúten também pode ser favorável em pacientes com Fibromialgia, especialmente em pacientes com Síndrome do Intestino Irritável associada. 

?CONDUTA NUTRICIONAL?

?Protocolo Low FODMAPs: pacientes que aderiram a estratégia low FODMAPs tiveram melhora na dor generalizada e um impacto positivo na vida diária. Deve ser indicada para aqueles que possuem associação de Fibromialgia com Síndrome do Intestino Irritável ou distensão abdominal recorrente.

?Alimentos antioxidantes?: estudos mostraram que pacientes com Fibromialgia possuem maior status oxidativo, ou seja, produzem mais radicais livres, inibindo a função mitocondrial, podendo estar envolvido na dor muscular e sensibilização central da Fibromialgia .

?Aditivos alimentares: quando eliminados, reduziram os sintomas da Fibromialgia. O glutamato é o neurotransmissor excitatório mais difuso no sistema nervoso central e em altas concentrações pode causar a morte do neurônio, estudos sugerem que a sua eliminação poderia reduzir 30% os sintomas em pacientes que seguiram dieta livre de glutamato monossódico e aspartame.

? IGUBAC Diet® – Dieta de controle inflamatório do eixo intestino-cérebro – Saiba mais – Clique Aqui!

?Vitaminas e Minerais e relação com a Fibromialgia?

 

?Ferro

O ferro é um cofator importante para a síntese de serotonina e dopamina e a falta deste mineral pode ter um papel na causa da Fibromialgia. Pacientes com Fibromialgia normalmente possuem baixos níveis de ferritina.
Fontes de Ferro: feijões, vegetais de folhas escuras, gergelim, fígado de boi, castanha de caju, amêndoas, nozes.

 

?Magnésio

Parece que a deficiência de Magnésio desempenha um papel importante no aparecimento da Fibromialgia e dos seus principais sintomas, como a fadiga, fraqueza e deficiências cognitivas. Na prática clínica o consumo de magnésio dimalato auxilia no relaxamento muscular e melhora da dor.
Fontes de Magnésio: semente de abóbora, castanha-do-Brasil, farinha de soja, amêndoa, amendoim, nozes, grão-de-bico, semente de girassol, aveia, granola, folhas verde escuras, espinafre.

 

?Iodo

Pesquisas observaram que a fibromialgia é caracterizada por um complexo de sintomas que se assemelha ao hipotireoidismo, mas sem o aumento acentuado do TSH.

⚠️Atenção! A suplementação de iodo só deve ser realizada mediante análise de exame de iodo urinário, pois a suplementação de iodo na ausência de deficiência poderá favorecer o desencadeamento de Tiroidite de Hashimoto.

Fontes de Iodo: bacalhau, salmão, pescada, sardinha, ovo, queijo, camarão, leite, fígado. *As algas marinhas são fontes orgânicas ricas em iodo, além de outros minerais.

 

?Vitamina D

A maioria dos pacientes com Fibromialgia apresentam níveis insuficientes de vitamina D e altos níveis de ansiedade e depressão. Esses baixos níveis contribuem para o baixo humor e outros sintomas na Fibromiagia, bem como implicações para a saúde óssea e o risco de fratura.
Fontes de vitamina D: óleo de fígado de bacalhau, óleo de salmão, ostras cruas, peixes, leite de vaca, ovos e carnes.

Outros:

✔️Cúrcuma: O extrato de Cúrcuma longa pode ser um analgésico natural, com efeitos na redução da inflamação e da dor.

✔️Modulação Intestinal: Saiba Mais – Clique Aqui!

✔️Aminoácidos: Pacientes com Fibromialgia têm menor concentração BCAA (valina, leucina e isoleucina). Acredita-se que a deficiência desses aminoácidos possa estar ligada a fisiopatologia da Fibromialgia. Fontes de triptofano: aveia, soja, amendoim, atum, carne bovina, ovo, salmão, letilha, feijão branco, avelã, amêndoa, nozes, grão-de-bico, arroz, amaranto, leite de vaca, quinoa e banana (madura).

✔️5 HTP: A administração terapêutica de 5-HTP demonstrou ser eficaz no tratamento de uma ampla variedade de condições, incluindo depressão, fibromialgia, compulsão alimentar associada à obesidade, dores de cabeça crônicas e insônia.

✔️ Coenzima Q10: Vários estudos confirmaram o efeito terapêutico da suplementação oral com coenzima Q10 em pacientes com Fibromialgia.

✔️Creatina Monohidratada: A suplementação de creatina aumentou o conteúdo de fosforilcreatina intramuscular e melhorou a função muscular em pacientes com Fibromialgia. Fontes de creatina: arenque, carne suína, carne bovina, salmão, atum, bacalhau, cranberries e leite de vaca.

 

?️‍♀️Mudança no Estilo de Vida?️‍♀️

O exercício físico (aeróbios e anaeróbios) é indicado para melhorar a função mitocondrial das células musculares, induzir adefesa respiratórias. Boas escolhas nutricionais e exercícios são benéficos no manejo da Fibromialgia e no tratamento de distúrbios de humor.

?Estratégias para melhorar o sono: Estudos tem mostrado que pacientes com Fibromialgia que experimentaram dor intensa também experimentaram um sono ruim. Mais especificamente, várias dimensões do sono, incluindo tempo total de vigília e qualidade do sono, perturbação, eficiência, latência de início e duração, foram associadas à dor em pacientes com Fibromialgia.

 

Orientações para melhorar o sono:

  • Consumir alimentos ricos em triptofano no final da tarde/noite;
  • Evitar a restrição severa de carboidratos a noite – optar por carboidratos de qualidade como raízes, tubérculos, cereais integrais em quantidades moderadas;
  • Evitar refeições com muita gordura, sal e açúcar;
  • Fazer a higiene do sono antes de dormir;
  • Reduzir a luminosidade do quarto – deixar um ambiente mais escuro para induzir a melatonina;
  • Evitar utilizar celular, tablet, computador e outros dispositivos eletrônicos – a luz azul prejudica a indução da melatonina;
  • Evitar o consumo de alimentos estimulantes: cafeína, guaraná, chá preto, entre outros;
  • Utilizar chás calmantes após as 16h (melissa, mulungu, passiflora).

 

?‍♂️Gerenciamento do estresse

Há evidências científicas que apoiam a eficácia clínica da meditação com a finalidade de atenuar a dor.  A prática da meditação melhora a ansiedade, depressão, humor e estresse. Podem levar ao alívio da dor, alterando a forma como os pacientes interpretam/ contextualizam a dor. Além da meditação, outras intervenções como massagens, e outras atividades relaxantes, são eficazes na redução da dor, estresse e depressão relacionados com a fibromialgia.

 

Melhorar o comportamento alimentar e promover a manutenção do peso adequado é essencial, assim como manter um estado nutricional ótimo. A alimentação é de suma importância, avaliando, orientando e corrigindo carências, favorecendo uma melhor qualidade de vida para os indivíduos que são acometidos com dores incapacitantes diariamente.

Agendamento de consultas (clica aqui) 

Dúvidas, podem me chamar, será um prazer ajudar ?

Bjo?
Nutri Ana

Instagram: @anagluck

Não encontrou o que estava procurando? Busque no site

Não Emagreço: Genética ou Comportamento?

Bom dia! A verdade é que sua genética conta, mas seu comportamento e suas emoções…

Croutons de Batata Doce

Bom dia! A receitinha de hoje são croutons de batata doce, uma delícia que pode…

Alimentação na Artrite Reumatóide

Bom dia! Se você chegou até esse post, provavelmente sofre com a Artrite Reumatóide ou…

Comentários

2 respostas

  1. Amei sua matéria! Vou até salvar pra eu ficar lendo de vez em quando, eu fui diagnosticada recentemente com fibromialgia, tenho sensibilidade ao glúten, intolerância a lactose, ansiedade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Chame no WhatsApp