Artrite Reumatóide x Nutrição Funcional

Bom dia!

Você sabia que podemos amenizar os sintomas da artrite reumatóide (AR) pela alimentação?

No último congresso de Nutrição Funcional uma das discussões foi a associação da (AR) com fatores nutricionais, Dra. Fernanda Serpa veio confirmar por meio de estudos aquilo que nós na clínica já observamos, ou seja, melhoras significativas no quadro do paciente.

E você achando que nutrição se resume somente em perda de peso, não é? 

Mas o que é a artrite reumatóide?

A artrite reumatoide é uma doença auto-imune, no qual o corpo ataca as próprias células. Também, é importante salientar que apenas 40% tem relação com a genética, sendo a maior parte desencadeada por fatores ambientais, como alimentação, permeabilidade intestinal aumentada, depressão e distúrbios de ansiedade, etc. O diagnóstico é feito pelo médico reumatologista através de exames e histórico clínico do paciente.

Mas como funciona o tratamento da AR pela nutrição funcional?

Já existem muitos estudos associando permeabilidade intestinal a várias doenças, especialmente as auto-imunes, como é o caso da AR. Portanto, devemos trabalhar o intestino do paciente, dessa maneira teremos uma melhor tolerância aos alimentos e talvez não precise restringir tanto na alimentação. Porém, no primeiro momento, talvez tenhamos que fazer certas restrições alimentares, para corrigir o intestino e depois reintroduzir os alimentos. Existem estudos mostrando que dietas vegetarianas melhoraram sintomas e progressão da doença, e também estudos especificamente com a carne vermelha. Então, deve-se avaliar cada paciente e ver o que pode ser fator desencadeante para ele ou não.

Avaliar os níveis de vitamina D é imprescindível para melhora dos sintomas e evitar a progressão da doença. É importante dosar a vitamina D e adequar a dose de acordo com os níveis de cada paciente.

Fitoterápicos que auxiliam no tratamento da AR

Boswellia serrata

Gengibre

Suco de romã 

Unha de gato

Ômega 3

Garra do diabo

Cúrcuma

Chá verde e preto (polifenóis e catequinas)

Própolis (imunomodulador e antiinflamatório)

Evitar alimentos que contenham solaninas (glicoalcalóide presente em alimentos como: batata, berinjela, tomate, pimentão, pimenta-chilli, pimenta do reino). A substância presente nesses alimentos parece exacerbar os sintomas de artrite reumatoide.

#Dica#

Passar leite de Magnésia em dores articulares.

Gostou do post? Compartilhe!

 

@anagluck

Não encontrou o que estava procurando? Busque no site

Não Emagreço: Genética ou Comportamento?

Bom dia! A verdade é que sua genética conta, mas seu comportamento e suas emoções…

Croutons de Batata Doce

Bom dia! A receitinha de hoje são croutons de batata doce, uma delícia que pode…

Alimentação na Artrite Reumatóide

Bom dia! Se você chegou até esse post, provavelmente sofre com a Artrite Reumatóide ou…

Comentários

5 respostas

  1. Adorei,descobri á pouco que estou com artriti rematoide,tenho sentido muitas dores nas mãos,pés,quadril ,cotovelos,joelhos e ombros,meu Deus eu nem acredito nisso mais de agora em diante tenho que me tratar e tentar conviver com ela.Obrigada pela dica,vou tentar fazer tudo certinho.

  2. Ana Paula, após ler várias dicas sobre como amenizar as dores da artrite reumatóide, li que deixar a batata de molho durante a noite e tomá-la em jejum é bom e no seu blog a batata não é recomendável, acabei ficando em dúvida.

    1. Olá Maria!!
      A batata contém em sua composição solaninas, que, segundo alguns estudos podem exacerbar os sintomas da doença. Sobre a utilização da batata em jejum sobre os sintomas da artrite não li nada sobre, é verdade também que o fato de deixa-la em jejum pode minimizar o conteúdo de solaninas. Vou pesquisar a respeito! Um beijo e obrigada pelo contato :)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Chame no WhatsApp