Outubro Rosa – Mitos e Verdades sobre Alimentação e Câncer

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Bom dia!?

O mês de outubro é tradicionalmente marcado pelo movimento de conscientização ao combate do Câncer de Mama, simbolicamente representado pelo laço rosa. O câncer de mama é a segunda
neoplasia mais comum entre as mulheres no Brasil e no mundo respondendo por cerca de 25 dos casos novos a cada ano!
A Organização Mundial da Saúde (adverte que, para se ter controle eficaz do câncer de mama, são necessárias medidas que garantam um diagnóstico da doença nas fases iniciais, diminuindo, significativamente, a mortalidade dessa doença).

Sua incidência cresce progressivamente após os 50 anos e possui como principais fatores:

  • histórico familiar;
  • menstruação precoce (antes dos 12 anos);
  • menopausa tardia (após os 50 anos);
  • ausência de gravidez;
  • reposição hormonal

Além disso, alimentação rica em açúcares e gordura, e excesso de peso são fatores coadjuvantes ao desenvolvimento  da doença.

 

Confira os mitos e verdades sobre alimentação e câncer:

?O excesso de gordura corporal aumenta o risco de câncer:
VERDADE O excesso de gordura corporal provoca alterações hormonais e um estado inflamatório crônico que estimulam a proliferação celular e inibem a apoptose (morte programada das células). Dessa forma, a gordura contribui para a formação e a progressão de diversos tipos de câncer, como o de esôfago (estômago, pâncreas, vesícula biliar, fígado, intestino (cólon e reto), rins, mama (mulheres na pós menopausa), ovário, endométrio, meningioma, tireoide, mieloma múltiplo e possivelmente próstata. Pacientes em tratamento quimioterápico apresentam um índice muito baixo de desnutrição, sendo comum o relato de ganho de peso Esse é um dos principais efeitos desagradáveis da quimioterapia, trazendo prejuízos ao prognóstico do paciente e aumentando o risco de reincidência do
câncer.

 

?Atividade física previne o câncer independentemente da perda de peso:
VERDADE Além de auxiliar no controle do peso corporal, a atividade física promove o equilíbrio dos níveis de hormônios (reduz a resistência à insulina e os níveis de estrogênio circulantes), reduz o tempo de trânsito gastrintestinal (com isso diminui o período de contato dos tecidos locais com substâncias que promovem o câncer) e fortalece a defesa do nosso organismo. Existem recomendações que sugerem a realização de pelo menos 30 minutos de atividade física por dia, mas já há evidências de que a atividade física traz benefícios para a prevenção de câncer e para a
saúde mesmo quando realizada por menos tempo. Também é importante limitar hábitos sedentários, tais como assistir à televisão, usar por muito tempo o computador ou jogar videogame. Caminhar ou ir de bicicleta para o trabalho, subir pelas escadas ao invés dos elevadores, estabelecer momentos com a família e/ou amigos para atividades ao ar livre e/ou em praças públicas são algumas opções para aumentar a atividade física no dia a dia.

 

?É possível evitar o câncer a partir da alimentação:
VERDADE As escolhas alimentares são muito importantes. Enquanto alguns alimentos podem ajudar a proteger o corpo contra a doença, outros podem aumentar o risco de desenvolver câncer. Uma dieta rica em alimentos in natura, em especial os de origem vegetal, ou minimamente processados, como frutas, legumes, verduras, cereais integrais, feijões e outras leguminosas, e pobre em alimentos ultra processados, como aqueles prontos para consumir ou aquecer e bebidas açucaradas, é capaz de prevenir o surgimento da doença. A recomendação é consumir, no mínimo, cinco porções, ou seja, 400 g por dia de vegetais, sendo duas porções de frutas e três de verduras e legumes sem amido, como cenoura, couve flor, berinjela e tomate. Cada porção equivale a uma quantidade aproximada que caiba na palma da mão 80 g), do produto picado ou inteiro. Alguns estudos associam a elevada ingestão de vegetais, frutas, cereais, fibras, gordura insaturada (oleaginosas, ômega 3 e baixo consumo de gordura saturada (carnes gordurosas, embutidos, frituras) com baixos níveis sanguíneos de estrógenos Há evidências sugerindo esse estilo de vida como um fator protetor contra o câncer de mama. O Ômega 3 por exemplo, inibe a formação do câncer de mama, assim como as metástases, reduzindo a tendência à neoplasia mamária A carne vermelha por sua vez, quando reduzida sua ingestão poderia diminuir o risco de câncer de mama. Além disso, mulheres que consomem grandes quantidades de carne vermelha estão expostas a agentes mutagênicos e cancerígenos.

 

?Existem alimentos milagrosos que podem curar o câncer:
MITO Não podemos atribuir a nenhum alimento específico poder de cura. A alimentação saudável deve ser variada e composta por diferentes tipos de alimentos protetores, como: frutas, legumes, verduras, feijões e outras leguminosas, cereais integrais, castanhas e outras oleaginosas.  Existem evidências claras que uma alimentação saudável auxilia na prevenção e no tratamento do câncer A recomendação é consumir, no mínimo, cinco porções, ou seja, 400g por dia de vegetais, sendo duas porções de frutas e três porções de legumes sem amido (como cenoura, couve flor, berinjela, tomate) e verduras. Cada porção equivale a uma quantidade que caiba na palma da sua mão – 80 g, do produto picado ou inteiro. Consuma alimentos de diferentes cores, como vermelha, verde, amarela, branca, roxa e laranja Quanto mais colorida for sua refeição, melhor!

 

? Grande parte dos refrigerantes possuem um corante que possivelmente favorece a formação do câncer:
VERDADE Os refrigerantes contêm a substância 4 MI 4 metil imidazol), classificada como possivelmente cancerígena pela Agência Internacional para Pesquisa em Câncer (da Organização Mundial da Saúde. Esse composto é um subproduto do corante caramelo IV presente nessas bebidas. O Centro de Pesquisa CSPI (na sigla em inglês Center for Science in the Public Interest em Washington D C, em parceria com instituições governamentais e de pesquisa de diversos países, testaram a quantidade de 4 MI em latas de uma marca de refrigerante a base de cola (na versão original) vendidas no Brasil, Canadá, China, Emirados Árabes Unidos, Estados Unidos da América (Washington D C e Califórnia), México e Reino Unido De acordo com o estudo, a bebida comercializada no Brasil continha 267 microgramas (de 4 MI em uma lata de 355 ml). Essa concentração foi a maior identificada dentre todos os países pesquisados

 

? Os benefícios da ingestão de frutas, legumes e verduras na prevenção de câncer superam os malefícios do consumo desses alimentos com resíduos de agrotóxicos:
VERDADE Existem evidências de que os benefícios da ingestão de frutas, legumes e verduras na
prevenção do câncer superam os malefícios do consumo desses alimentos com resíduos de agrotóxicos. Nos vegetais são encontradas vitaminas, minerais, fibras e fotoquímicos que previnem contra diversos tipos de câncer. Optar por alimentos de base agroecológica ou orgânicos é sempre o ideal, pois além de contribuir para a preservação do meio ambiente e para a agricultura familiar, são mais saudáveis. Entretanto, se não for possível adquiri-los, não podemos abrir mão desses alimentos protetores, pois estudos indicam que a redução no seu consumo pode aumentar consideravelmente o número de casos de câncer. Vale lembrar que os resíduos de agrotóxicos podem também estar presentes nos alimentos ultra processados, como biscoitos, salgadinhos, pães, cereais matinais, lasanhas, pizza e outros, que têm como ingredientes o trigo, o milho, a cana de açúcar e a soja, por exemplo.

 

? Exposição a forno de microondas pode provocar câncer:
MITO A radiação do microondas tem apenas a propriedade de cozinhar e/ou aquecer os alimentos, não alterando a estrutura química ou molecular do alimento. Assim, o consumo de alimentos aquecidos no microondas não aumenta o risco de câncer. O forno de microondas emite uma forma de radiação não ionizante classificada como possivelmente cancerígena para seres humanos, mas a estrutura do forno está preparada para que a radiação não extravase para o ambiente externo. É importante seguir as instruções de utilização dos aparelhos, pois podem trazer riscos se estiverem danificados, principalmente as vedações de portas antigas ou defeituosas causas mais comuns de vazamento desse tipo de radiação. Outras formas são acúmulo de sujeira, abuso mecânico ou simplesmente o desgaste do uso contínuo.

 

? Aquecer alimentos ou adicioná-los quentes a recipientes plásticos pode aumentar o risco de câncer:
VERDADE O aquecimento de recipientes plásticos contendo alimentos pode liberar substâncias nocivas com potencial de causar câncer, como a dioxina, o bisfenol A (e os ftalatos). Visto que não há como ter segurança quanto à presença ou não dessas substâncias nos recipientes utilizados, o recomendável é nunca aquecer alimentos em recipientes plásticos, inclusive mamadeiras. O melhor é transferir a comida para vasilhas de vidro temperado ou de porcelana que suportem o calor. Essa cautela se aplica também para as bandejas de espuma em que são acondicionadas lasanhas e outras massas, por exemplo. O filme plástico utilizado para proteger e cobrir alimentos também deve ser evitado, pois o vapor condensado pode respingar substâncias perigosas no alimento. É mais seguro usar papel toalha, pano de prato ou saco de papel. Tais cuidados são simples e podem evitar danos à saúde.

Referências
PADILHA, P C PINHEIRO, R L O papel dos alimentos funcionais na prevenção e controle do câncer de mama Revista Brasileira de Cancerologia v 50 n 3 p 251 260, 2004.
INSTITUTO NACIONAL DE CÂNCER JOSÉ ALENCAR GOMES DA SILVA Estimativa/ 2014 incidência de câncer no Brasil Ministério da Saúde Rio de Janeiro, 2014.
BRASIL Ministério da Saúde Instituto Nacional de Câncer estimativa da incidência de câncer para 2010 no Brasil e nas cinco regiões 2010.
ANDRADE, H D R et al Caracterização sociodemográfica, nutricional e dietética de mulheres com câncer de mama atendidas em hospital público de Minas Gerais. Nutrire 2015 Aug 40 2 120 128
SARKIS, K S et al Padrão alimentar de mulheres com câncer de mama um estudo a posteriori Rev Bras Promoç Saúde, Fortaleza, 27 3 365 373 jul ../set 2014.
SAMPAIO, H A C et al Consumo alimentar de mulheres sobreviventes de câncer de mama análise em dois períodos de tempo Rev Nutr vol 25 no 5 Campinas Sept ../Oct 2012.
INCA Instituto Nacional de Câncer Disponível em https :://www inca gov br/mitos e verdades/alimentação Acesso em 08 10 2019

Então minhas meninas, mulheres lindas e maravilhosas, bora cuidar ainda mais da alimentação?

Um beijo grande?!
Nutri Ana

Instagram: @anagluck

Não encontrou o que estava procurando? Busque no site

Não Emagreço: Genética ou Comportamento?

Bom dia! A verdade é que sua genética conta, mas seu comportamento e suas emoções…

Croutons de Batata Doce

Bom dia! A receitinha de hoje são croutons de batata doce, uma delícia que pode…

Alimentação na Artrite Reumatóide

Bom dia! Se você chegou até esse post, provavelmente sofre com a Artrite Reumatóide ou…

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Chame no WhatsApp