Hipotiroidismo e Nutrição Funcional

Endocrinologist concept. Thyroid gland examination. Doctor examine hormone and glucose. Idea of health and medical treatment. Isolated flat vector illustration

Bom diaaaa!?

Muitos pacientes chegam ao consultório falando “nutri eu tenho tireoide” Como assim? Claro, graças a Deus né!? mas o que na verdade eles querem dizer é que tem o hipotiroidismo, como o nome já diz hipo, baixa função tireoidina, isso porque, por algum motivo a glândula que fica situada no pescoço (e que tem forma de borboleta) deixou de fabricar ou fabrica muito pouco os hormônios que regulam nosso metabolismo; o T4, que perifericamente (nos tecidos) é convertida na sua forma ativa o T3. As causas que levam ao hipotiroidismo pelos critérios médicos são vários, mas que não vou me ater a eles, pois como já falei, a intenção do post é trazer para vocês de forma talvez simples qual a ligação da Nutrição com o funcionamento da tireoide. Existem outras doenças na tireoide, como o hipertiroidismo, câncer e outros, mas hoje irei falar somente do HIPOTIROIDISMO, pois é o mais comum, o que na verdade não quer dizer que seja normal. Mas porque será que tantas pessoas estão desenvolvendo o hipotiroidismo? Qual a ligação com os hábitos de vida, alimentação, genética?

O hipotiroidismo acontece de 9 a 15 vezes mais comumente em mulheres e apresenta os seguintes sintomas:

  • Dificuldade em emagrecer
  • Ganho progressivo de peso, mesmo consumindo as mesmas coisas
  • Tendência à tristeza e a depressão
  • Falta de memória
  • Cansaço
  • Sono fora de hora
  • Confusão mental
  • Fadiga
  • Unhas fracas
  • Cabelos com queda e quebradiços
  • Dificuldade em engravidar
  • Desânimo
  • Excesso de frio

O que preocupa é que muitas vezes o paciente não é diagnosticado com hipotiroidismo pois não se encaixa nos parâmetros laboratoriais, porém com a investigação clínica através de sinais e sintomas já podemos começar a tratar o hipotiroidismo subclínico através de mudanças de hábitos e alimentação, antes mesmo que a medicação se torne necessária.

O TSH e o T4 são os exames utilizados para avaliar a função tiroidiana, mas o hormônio chave na função tiroidiana é o T3, a forma ativa. Para que a conversão ocorra de forma eficiente não pode faltar Vitamina A, Zinco, Selênio e Iodo (mineral essencial mal compreendido pela medicina). As maiores fontes de iodo são as algas marinhas (kelp, também chamada de fucus vesiculosus, kombu e agar agar).

?Alguns elementos que prejudicam a função da tireoide:

Soja – o leite de soja, além de ser um péssimo alimento, quando usado cronicamente causa alterações na tireoide. Cria uma dificuldade para a transformação de T4 em T3. Obs: A soja que os orientais consomem é a soja fermentada, completamente diferente!

Flúor – devido à sua estrutura bioquímica, a ingestão de flúor estimula a competição com o Iodo pelos receptores hormonais nas células. Apesar de já comprovado que não necessitamos deste elemento nas pastas de dentes (existem marcas no mercado sem flúor), sem falar nas águas fluoretadas (mas já é assunto para outro post) e panelas de teflon (contém PFOA), e pasmem, CHÁ VERDE é rico em flúor, portanto super contra-indicado para aqueles que tem hipotiroidismo, mais uma vez —> Nutrição Individualizada!

Cloro – mesmo problema do Flúor, pois também tem estrutura bioquímica prejudicial à absorção do Iodo. Evite passar muito tempo em piscinas de clubes, e evite saunas, pois o vapor d’água é altamente intoxicante. Cuidar com o uso Hipoclorito de sódio (água sanitária) para higienização de frutas e vegetais e o adoçante SUCRALOSE (que possui 3 moléculas de CLORO).

DICA:A melhor forma de higienização é preparar uma solução de peróxido de hidrogênio a 3%. Utilizar 1 colher de sopa para 1 litro de água e deixar as hortaliças de molho por 15 minutos; A solução pode ser manipulada em farmácia de manipulação.

Bromo – mesmo problema também do Flúor e do Cloro. O Bromo está em grande parte dos pãezinhos de padaria, sendo utilizado em seu processo de fermentação.

Brássicas (glicosinolatos) possuem ação bociogênica por inibir a iodação da tirosina (aminoácido essencial na função tiroidiana; (arepolho, brócolis, couve-flor, couve-de-bruxelas, couve, folhas de mostarda, rabanete e nabo). Mais uma vez NUTRIÇÃO INDIVIDUALIZADA, o que isso significa? SUCO VERDE está contra-indicado para quem tem hipotiroidismo mal controlado.

✅Dica: para diminuir o potencial bociogênico das brássicas cozinhar por 10 minutos, essa ação desativa a enzima mirosinase que é a responsável pela tranformação dos glicosinolatos em isotiocianatos (substância bociogênica). 

Estresse – as glândulas adrenais que produzem o hormônio Cortisol, que aumenta sua produção em situações de estresse, utiliza a L-tirosina, aminoácido também fundamental para a função da tireoide. Portanto quanto mais estressado você estiver, mais dificuldade a tireoide vai tendo para trabalhar corretamente.

Glúten – AQUI O BIXO PEGA!! Sobre Glúten x tireóide a polêmica é boa, rsrs ASSUNTO PARA OUTRO POST!

Teste caseiro para saber se você esta ou não com alguma alteração em sua tireoide:

Coloque um termômetro na axila por 5 dias, logo ao acordar, ainda sem ter levantado da cama. Se a média de sua temperatura for menor que 36,6 graus, há grandes chances que você tenha algum grau de hipotireoidismo. Ausência de suor é também um sinal de escassez de Iodo e hipofunção da tireoide, o contrario não é verdadeiro.

Bjo?
Nutri Ana

Instagram @anagluck

Não encontrou o que estava procurando? Busque no site

Não Emagreço: Genética ou Comportamento?

Bom dia! A verdade é que sua genética conta, mas seu comportamento e suas emoções…

Croutons de Batata Doce

Bom dia! A receitinha de hoje são croutons de batata doce, uma delícia que pode…

Alimentação na Artrite Reumatóide

Bom dia! Se você chegou até esse post, provavelmente sofre com a Artrite Reumatóide ou…

Comentários

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Chame no WhatsApp