Unhas fracas? O que fazer?

Bom dia!!!

Tudo bem sua linda? ?  Nutri, minha unha ? anda muito fraca, quebradiça, o que eu faço, por que? ?

Vejamos?, primeiro temos que pensar com o que você trabalha: produtos químicos, uso de luvas com frequência, ou outras situações (atrito, nadadores, cabeleireiros, etc..) podem deixar sua unha mais fraca, certo?, a outra a que podemos minimizar com algumas estratégias é pela deficiência/carência de alguns nutrientes que já já vou listar. Nesse caso, seria interessante solicitar ao seu medico ou nutricionista um painel de vitaminas e minerais. Não sendo possível vou deixar algumas dicas para você ☺

Unhas moles ? podem indicar deficiência de Magnésio, Silício e Cálcio. São fontes de Magnésio cereais integrais, oleaginosas e vegetais folhosas escuras. O silício está presente na aveia e na cavalinha e em alguns nutricosméticos. O cálcio encontramos no leite, alimentos verdes escuros em especial brócolis, couve e também no repolho, em sementes de melão ?, melancia e gergelim.

?Semente de melão? 
Dica: Clica aqui!!

Pontos brancos ? Podem indicar deficiência de zinco ou selênio. , outro ponto que devemos avaliar nas unhas é a contaminação por cádmio. Avaliar a função da tireoide também, por isso não dá para generalizar, temos que avaliar a individualidade bioquímica, sempre.

Zinco ? O zinco é um mineral muito importante para a pele e também é o mineral que mais se perde nos momentos de estresse. Fontes alimentares: gema de ovo; semente de abóbora; arroz integral; frutos do mar (ostras); carnes vermelhas e de frango; gengibre; grãos integrais; castanhas; tubérculos; legumes.

Selênio ? O Selênio mantém integridade de unhas e cabelos. Sua falta causa perda de cabelo e deixa as unhas frágeis e sujeitas a fungos. Porém, seu excesso pode causar deformação em unhas e cabelos. Fontes alimentares: Castanha-do- Para (1 unidade = 80mcg Se); oleaginosas em geral; cereais integrais e peixes.

? A biotina e as demais vitaminas do complexo B juntamente com aminoácidos, vitaminas C e E, auxiliam o corpo a produzir queratina e outras proteínas importantes para o desenvolvimento de unhas fortes.

Proteínas – A base/estrutura da unha é a proteína, certifique-se com seu nutri se você anda ingerindo adequadamente, aqui friso que não é apenas as proteínas de origem animal.

? Ferro – Alimentos fontes de ferro: vegetais verdes escuros (sempre consumindo com uma fruta cítrica para aumentar a absorção), carnes vermelhas.

Intestino – Aqui temos um caso à parte, lembre-se que ele é o responsável pela absorção dos nutrientes, ou seja, ele deve estar funcionando muito bem.

Colágeno hidrolisado ? A ingestão de 10g colágeno hidrolisado diariamente por três meses apresentou melhora da estrutura da unha em alguns estudos. É outra dica que deixo aqui, sempre prefira a forma em pó para completar as 10g, de uma marca de referência e que contenha vitaminas, minerais, silício em sua composição.

Em resumo: Uma alimentação balanceada fornece tudo que é preciso para manter pele, unha e cabelos bonitos. Tenha paciência se você mudar seus hábitos alimentares a correção desses problemas pode demorar um pouco, sim até uns 6 meses, isso porque o organismo vai dar prioridade para os órgãos/células que estão mais necessitando naquele momento entende? Quando sobrar ele envia aos anexos ? . Caso queira algo mais imediato, o ideal é passar com um nutricionista funcional e através da analise de exames e cruzamento de sinais e sintomas ele irá montar uma fórmula individualizada ?.

Gostaram?

Com carinho

https://anapaula.kanudigital.com/wp-content/uploads/2018/01/omelete-com-farelo-de-aveia-1.jpg – Nutricionista Esportiva Funcional e Coach de Emagrecimento.

 

Não encontrou o que estava procurando? Busque no site

Não Emagreço: Genética ou Comportamento?

Bom dia! A verdade é que sua genética conta, mas seu comportamento e suas emoções…

Croutons de Batata Doce

Bom dia! A receitinha de hoje são croutons de batata doce, uma delícia que pode…

Alimentação na Artrite Reumatóide

Bom dia! Se você chegou até esse post, provavelmente sofre com a Artrite Reumatóide ou…

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Chame no WhatsApp