Você sofre com Insônia? Confira esse post!

Bom dia!?

Me conta como passou a noite?? Dormiu bem? Não ?, teve insônia? Vem cá, você chega a sonhar? Demora para pegar no sono, ou até pega mas acorda o tempo todo e não consegue mais dormir? Ou ainda, dorme a noite inteira com ajuda de medicamentos e no outro dia tem a sensação de estar lesado, ou cansado apesar de ter dormido. Pois é, muitas pessoas sofrem desse mal, posso dizer que 60% dos pacientes que atendo sofrem de insônia. Para algumas pessoas a mudança dos hábitos alimentares ZERA o problema, para outras melhora. Para os casos mais difíceis a prescrição de chás, manipulados e fitoterapia, assim como alimentos estratégicos na hora de dormir melhora e/ou acaba com a danada.

Para isso precisamos entender a causa da Insônia. São várias as causas de insônia, a deficiência de melatonina é uma delas, assim como muito estresse (altos níveis de cortisol), ou falta/baixa de alguns neurotransmissores envolvidos com nosso estado de relaxamento. Mas também temos que pensar como vai nosso emocional, ou se estamos praticando exercícios de alta intensidade o que aumenta muito a adrenalina próximo da hora de dormir. Sem falar no excesso de cafeína e termogênicos.

A melatonina  (hormônio do sono) já esta liberada no Brasil, inclusive hoje conseguimos comprar livremente em farmácias. O problema que vejo é seu uso indiscriminado, me preocupa o fato de ser hormônio e seu uso sem orientação médica atrapalhar a produção endógena, já que hormônios trabalham em feedback. Muita gente se beneficia do uso o que considero fantástico, outras não. O fato de não melhorar o sono provavelmente se dá porque a causa provavelmente não seja a falta da melatonina e sim outras como descrevi acima.

O que fazer?

✴Se você tem dificuldade de pegar no sono:
(Passiflora, Mulungu, GABA sublingual), na forma de chás ou extratos.

✴Sono leve:
Deficiência na produção de melatonina. (SAME, B6, B9, B13 + Omega3). Vitaminas do complexo B, presente em frutas, vegetais e cereais integrais. Aveia é rica em melatonina. Abacate diminui cortisol.

?Combinar uma banana assada (fonte de magnésio – mineral relaxante e vitamina B6) com aveia e mel;

? 2 colheres de sopa de mel + 1 colher de chá de canela em um copo de água antes de dormir;

Chás Calmantes:Capim cidreira, maracujá, valeriana, folha de laranja, melissa, alface, humulus, lupulus;

? Óleos essenciais (lavanda, jasmim), no banho ou em infusores;

? Conferir outro post no blog sobre insônia aqui ?

 

DICAS PARA AUMENTAR MELATONINA:

  • Aproveite mais a luz do dia pela manhã. Dormir excessivamente pode dificultar a distinção entre a noite e o dia, reduzindo a amplitude dos ciclos sono-vigília.
  • Tente exercitar-se pela manhã, e não à tarde (a atividade física diminui a produção de melatonina durante o dia).
  • A glândula pineal funciona como um relógio que precisa ser ajustado todos os dias. O melhor modo de fazê-lo é a combinação de luz e atividade física e evitar dormir durante o dia.
  • Evite a ingestão de cafeína e bebidas alcoólicas durante a noite.
  • O jantar deve ser servido bem antes da hora de dormir. A digestão aumenta a temperatura do corpo, dificultando o sono.
  • Evite atividade física ou mental excessiva após as 18 horas. A liberação de hormônios ligados ao estresse provocado por essas atividades interfere com a produção de serotonina e melatonina.
  • Açúcar (alto índice glicêmico) pode atrapalhar a produção de melatonina.

Com carinho
Nutri Ana

Instagram: @anagluck

Não encontrou o que estava procurando? Busque no site

Não Emagreço: Genética ou Comportamento?

Bom dia! A verdade é que sua genética conta, mas seu comportamento e suas emoções…

Croutons de Batata Doce

Bom dia! A receitinha de hoje são croutons de batata doce, uma delícia que pode…

Alimentação na Artrite Reumatóide

Bom dia! Se você chegou até esse post, provavelmente sofre com a Artrite Reumatóide ou…

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Chame no WhatsApp