Que óleo devo usar?

Bom dia!?

Eita dúvida frequente, e como escuto “nutri não pode esquentar azeite de oliva” ou qual o melhor óleo para usar na cozinha? ?

Na verdade, se pensarmos no ponto de fumaça podemos usar quase todos os óleos (oliva, linhaça, abacate, macadâmia – fontes naturais de gorduras e não os de soja, milho, girassol, canola e algodão, que não são fontes de gordura, entendem?). O ponto de fumaça é a faixa de temperatura em que se forma uma fumaça branca, decorrente da quebra de ácidos graxos insaturados presentes no óleo, isso pode gerar compostos indesejáveis. No entanto quem gerencia a produção desses compostos é o binômio tempo/temperatura, ou seja, por quanto tempo e a que temperatura submetemos um óleo.

Por exemplo, o azeite de oliva, tem seu ponto de fumaça que varia entre 160C e 210C, e pode SIM ser usado em uma preparação que vai ao fogo; outra alternativa é o óleo de coco que tem o ponto de fumaça acima de 300C e também pode ser utilizado. A manteiga também entra na lista, apesar de ter um ponto de fumaça mais baixo, para preparações rápidas como omeletes, panquecas, a produção dos compostos ruins é insignificante.

Não estamos falando dos compostos fenólicos (presentes no azeite de oliva extra-virgem), esses sim são perdidos no aquecimento. O que sugiro é usar o azeite de oliva simples para cozimento e o extra-virgem nas saladas, dessa maneira preservamos todos os compostos benéficos para a nossa saúde.

E a banha de porco?
Sim, eis mais uma alternativa, desde que usado com muito bom senso. Algumas pessoas possuem polimorfismo em genes transportadores de gorduras saturadas, e se esse for seu caso, evite pelo amor de Deus ??muita gordura, mesmo as naturais.

 

E os óleos vegetais?? Fuja hehehe ?‍♂️

Vou te dar bons motivos para você evitar óleos vegetais:

O modo de extração:
Se você já viu uma semente de milho ou um grão de soja seco, deve imaginar o trabalho que dá extrair óleo de algo tão seco, não é? O processo de extração desses óleos envolve solventes, calor e pressão, o que faz com que o óleo saia escuro. É necessário então, mais uma série de processos químicos para clarificar e a refinar esse óleo. Quem vê um óleo vegetal claro e sem odor, não imagina os processos de refinamento por qual ele passou.

São extremamente inflamatórios:
Os óleos vegetais são fontes de gordura poliinsaturada, o que é bom, mas numa proporção desequilibrada entre ômegas 3 e 6, o que é ruim. Por ser em grande parte fonte de ômega 6, os óleos vegetais aumentam as chances de desenvolvimento de desequilíbrios e doenças ligadas à inflamação. E, acredite, praticamente tudo tem origem em inflamação: de dor de cabeça a obesidade e câncer.

Aumentam os níveis de colesterol oxidado nas artérias:
Por sofrerem um processo de oxidação em altas temperaturas, os óleos vegetais propiciam o acúmulo de colesterol LDL oxidado em nosso corpo, o pior e mais lesivo para as artérias. Ao reutilizar o óleo (o que é muito comum em restaurantes), mais tóxico ainda ele se torna.

São fontes de pesticidas e agrotóxicos.

São frequentemente produzidos a partir de grãos transgênicos: Embora os estudos ainda não sejam conclusivos, há evidencias que demonstram que esse processo onde os alimentos são geneticamente modificados, pode trazer alguns riscos à saúde (como por exemplo o aumento de alergias, redução da fertilidade e resistência a antibióticos). Isso somado aos de riscos ao meio ambiente, aumentando inclusive a resistência das pragas aos agrotóxicos.

Estão ligados ao aumento do risco de desenvolvimento de inúmeras doenças:
Há uma evidente relação entre aumento dos riscos de doenças cardiovasculares, alzheimer e câncer e consumo de óleos vegetais.

E quais são eles? Óleo de canola, milho, soja, girassol e algodão.

 

E aí gostaram do post? 


https://anapaula.kanudigital.com/wp-content/uploads/2018/01/omelete-com-farelo-de-aveia-1.jpg – Nutricionista Esportiva Funcional em Foz

Instagram: @anagluck

Não encontrou o que estava procurando? Busque no site

Não Emagreço: Genética ou Comportamento?

Bom dia! A verdade é que sua genética conta, mas seu comportamento e suas emoções…

Croutons de Batata Doce

Bom dia! A receitinha de hoje são croutons de batata doce, uma delícia que pode…

Alimentação na Artrite Reumatóide

Bom dia! Se você chegou até esse post, provavelmente sofre com a Artrite Reumatóide ou…

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Chame no WhatsApp