Como preparar chá com atividade terapêutica?

Bom dia?

Adoro chás!!! Adoro tomar, prescrever, tratar… enfim, mas quando falo em terapêutica com chás, não é de saquinhos e sim com a própria erva, de forma geral existem algumas regras para o preparo do chá para podermos usufruir dos seus benefícios e efeito fitoterápico. 

A palavra Fitoterapia é de origem grega, que resulta da combinação de phito (plantas) e therapia (tratamento). A Fitoterapia  caracteriza como a melhora de estados patológicos utilizando origens naturais como plantas frescas e/ou secas a fim de prevenir, e aliviar ou curar algum tipo de doença. As diferentes partes de uma planta (raiz, casca, flores ou folhas) podem ser utilizadas em diferentes tipos de preparações para uso profilático e terapêutico. 

Cuidados que devem ser tomados no preparo do chá para que possamos aproveitar seus benefícios, segue as orientações:

✔️Para flores e folhas: 1 litro de água, aguardar a água levantar fervura (não ferver, para não queimar a erva). Acrescentar a água sobre 1 a 2 colheres de sopa da erva. Deixar abafar por 5 minutos. Para 1 xícara de água (160ml) utilize 1 colher de chá da erva.

✔️Obs.: Utilizar 10 a 20 minutos para raízes e caules (para retirar as propriedades) que devem ser fervidos junto com a água em panela.

Armazenamento máximo: 24 horas, em geladeira ou em garrafa térmica e em recipiente que não seja plástico ou de alumínio.

Quantidade ingerida: 3 a 4 xícaras por dia.

Ao se começar a ingerir alguma erva deve-se começar em dose baixa e observando os sintomas e assim progredir a quantidade. Dor de cabeça é sinal de toxicidade (quer dizer que a dose tolerada foi ultrapassada).

Conhece o chá de Moringa? Clica aqui!

https://anapaula.kanudigital.com/wp-content/uploads/2018/01/omelete-com-farelo-de-aveia-1.jpg – Nutricionista Funcional Esportiva em Foz do Iguaçu

Instagram: @anagluck

Não encontrou o que estava procurando? Busque no site

Não Emagreço: Genética ou Comportamento?

Bom dia! A verdade é que sua genética conta, mas seu comportamento e suas emoções…

Croutons de Batata Doce

Bom dia! A receitinha de hoje são croutons de batata doce, uma delícia que pode…

Alimentação na Artrite Reumatóide

Bom dia! Se você chegou até esse post, provavelmente sofre com a Artrite Reumatóide ou…

Comentários

3 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Chame no WhatsApp