NÃO! ao Terrorismo Alimentar

ansiedade e genética

Bom dia!?

Estamos vivendo a era do “terrorismo alimentar”, as mídias são excelentes aliadas do conhecimento, desde que saibamos filtrar todas as informações, certo? Sabe o que me deixa muito triste? É a banalização sobre um assunto tão importante.

Posso comer isso? Devo zerar carboidrato? Dieta Paleo? Dieta Detox? Dieta só com frutas e vegetais? Quanto devo comer de proteína? Sem glúten? Sem lactose? E gorduras? blá blá blá… São perguntas frequentes que escuto e sabe qual é a resposta?

Como você metaboliza macronutrientes (carboidratos, proteínas e gorduras) e micronutrientes (vitaminas e minerais)? Qual é o seu perfil genético? Como é SEU corpo, SEU estilo de vida, SEU histórico familiar…

✔️Como utilizar um programa alimentar que funcione em TODOS? Bem, deixa eu dar um exemplo prático, no meu perfil genético eu metabolizo bem carboidratos (isso significa que posso come-los de maneira moderada), outras pessoas metabolizam muito pouco (para essas pessoas é interessante a redução SIM de carboidratos), outras pessoas metabolizam muito bem gorduras e outras não (pensa comigo se eu não metabolizo bem gorduras seria interessante uma estratégia cetogênica? já que a base são gorduras, embora seja de gorduras saudáveis?).

Nutri, mas devo fazer o exame genético para saber de tudo isso⁉️ Não necessariamente, são exames ainda muito caros, mas com a prática, o seu nutricionista pode suspeitar como funciona seu metabolismo pela análise de sinais e sintomas, erros e acertos, por isso o acompanhamento se faz necessário, o que eu quero dizer com isso? Não adianta pegar o plano alimentar e nunca mais voltar no consultório entende? Passar em um consulta somente uma vez é muito pouco para o profissional entender o que esta acontecendo no seu organismo. Agora o que podemos falar de consultas online? ou ainda dicas superficiais que vemos a todo momento nas redes sociais (blogueiras patrocinadas) e no Dr. Google? É preocupante, mas é a realidade.

Portanto, esqueçam essa história de “qual dieta eu faço” DNA só tem 1! Respeite seus genes, seu organismo, sua VIDA! Isso não significa que nunca mais poderá comer carboidratos, ou gorduras, ou somente proteínas, há uma estratégia certa para cada fase de vida e objetivo! Não ao terrorismo nutricional! Respeite sua individualidade e os sinais que seu corpo lhe dá ?!

Bjo?
Nutri Ana

Instagram @anagluck

Não encontrou o que estava procurando? Busque no site

Não Emagreço: Genética ou Comportamento?

Bom dia! A verdade é que sua genética conta, mas seu comportamento e suas emoções…

Croutons de Batata Doce

Bom dia! A receitinha de hoje são croutons de batata doce, uma delícia que pode…

Alimentação na Artrite Reumatóide

Bom dia! Se você chegou até esse post, provavelmente sofre com a Artrite Reumatóide ou…

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Chame no WhatsApp