Jejum Intermitente, o que é isso nutri?

Bom dia!!?

JEJUM INTERMITENTE. O jejum está na moda, mas será que a prática do jejum é tão nova assim? 

Olhem só, o primeiro estudo sobre jejum intermitente foi publicado em 1956, pela Rev Clin Espanhola. Vallejo EA. La dieta  de hambre a días alternos  en la alimentación de los viejos. Em 1978 iniciaram as pesquisas  sobre o jejum de Ramadã. O jejum já é praticado há milênios, e Platão (428 a.C. a 348 a.C) já dizia “Faço jejum para maior eficiência física e mental”. 

 

⁉️Mas quais os efeitos do jejum no organismo?

No jejum há uma depleção de glicogênio no fígado e no músculo esquelético, aumentando a sensibilidade à insulina, estimulando a lipólise (quebra de gordura) aumentando o estímulo à oxidação de gordura e diminuindo a pressão arterial .

O jejum ainda aumenta a SIRT1 (sirtuína) ligada à longevidade, biogênese mitocondrial, autofagocitose (limpeza) de células velhas. Reduz inflamação. Favorece o envelhecimento saudável do cérebro e previne contra doenças neurodegenerativas. Aumento do BNDF – fator neurotrófico derivado do cérebro, aumento da plasticidade sináptica. BNDF e humor: efeito antidepressivo. Muitos os benefícios não?

O JEJUM INTERMITENTE pode ser um coadjuvante no EMAGRECIMENTO por dar um up no organismo, pelos benefícios citados acima, mas não deve ser usado como única e exclusiva estratégia para o emagrecimento. Os benefícios do jejum intermitente vão além do emagrecimento e por esse motivo pode ser praticado até para aqueles que querem ganhar peso, massa magra ou simplesmente manter, já já falamos sobre as contraindicações.

 

⁉️Atletas podem fazer jejum intermitente?

O jejum intermitente para atletas, parece não afetar a performance desde que, respeite o plano de treinos, a ingestão adequada de calorias e de nutrientes, descanso e hidratação. Atletas se beneficiariam dos seus benefícios desde que acompanhado pelo seu nutricionista, para que o mesmo possa adequar seu plano alimentar, afim de não causar prejuízos na performance e alteração de peso.

 

⁉️Protocolos:

Não há padronização de um protocolo. Mas, o mais comum e o de maior adesão é o de 16hs. Exemplo: Jejum das 20hs às 12h do dia seguinte. Alimentação das 12:00 às 20:00hs. Para quem não consegue ficar sem café da manhã, das  8:00hs às 16:00 ou jejum das 16hs às 8:00 do dia seguinte. Mas tudo é adaptável à rotina do paciente e a seu ciclo circadiano.

É necessário lembrar que há um período crítico, o da adaptação que pode variar de indivíduo para indivíduo. Algumas dicas antes de iniciar o jejum é começar a ficar 3 horas sem comer antes de dormir, ao acordar, esperar o máximo para tomar o café da manha, espaçar as refeições, e até o almoço consumir apenas proteína e gordura.

 

⁉️O que consumir no período de jejum?

Líquidos não calóricos, como água, chás, café, água saborizada (sem adoçar!!).

 

⁉️O que consumir no período de alimentação?

Depende do protocolo, ad libitum ou com restrição, a restrição deverá ser calculada pelo nutricionista, a maior densidade nutritiva proteica possível.

 

⁉️Efeitos no início do jejum:

  • Hipoglicemia
  • Tontura
  • Fraqueza
  • Enjoo
  • Cansaço
  • Insônia
  • Irritabilidade
  • Agressividade
  • Baixo rendimento na atividade física de resistência e força

 

⁉️Outros possíveis efeitos:

  • Desconforto intestinal
  • Distensão abdominal
  • Sono de má qualidade
  • Carências nutricionais (quando não bem planejado).

 

A prática do Jejum não deve ser realizada por aqueles que não são adeptos à uma dieta previamente saudável, seus benefícios só serão observados, caso o indivíduo já mantenha como estilo de vida uma alimentação equilibrada do ponto de vista nutricional. De nada adianta jejuar sendo as próximas refeições não adequadas ou ainda volumosas. Mais uma vez lembrando que qualquer prática deve ser avaliada e acompanhada por profissional habilitado.

Gostaram?

Mitos e Verdades sobre Jejum Intermitente – Clica aqui!

https://anapaula.kanudigital.com/wp-content/uploads/2018/01/omelete-com-farelo-de-aveia-1.jpg – Nutricionista Esportiva Funcional em Foz

 

 

Não encontrou o que estava procurando? Busque no site

Não Emagreço: Genética ou Comportamento?

Bom dia! A verdade é que sua genética conta, mas seu comportamento e suas emoções…

Croutons de Batata Doce

Bom dia! A receitinha de hoje são croutons de batata doce, uma delícia que pode…

Alimentação na Artrite Reumatóide

Bom dia! Se você chegou até esse post, provavelmente sofre com a Artrite Reumatóide ou…

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Chame no WhatsApp