Açúcar x beleza da pele

Bom dia!!

Você sabia que o açúcar faz mal não só ao corpo, mas também e prejudicial a pele?
Sim! É a chamada glicação, que causa um endurecimento e degradação dos tecidos de suporte da pele e danos nas fibras dérmicas. A derme perde progressivamente a sua elasticidade e tonicidade, favorecendo o aparecimento de rugas na superfície.

…………

É claro que não há como evitar as marcas do tempo, todos nós envelhecemos, mas porque alguns apresentam uma pele mais envelhecida que outros (independente da idade)? Existem os fatores genéticos, ambientais e nutricionais, claro!! Esse post tem como objetivo informar como podemos minimizar o envelhecimento precoce do nosso maior órgão: a pele! Vem comigo…

………..

Mas o que fazer nutri?
É importante aliar uma dieta equilibrada com carboidratos menos processados sempre acompanhados de alimentos como frutas  e vegetais que oferecem ao organismo além de energia, vitaminas que diminuem o efeito oxidante do açúcar, reduzindo assim a velocidade do envelhecimento celular.

As proteínas da pele mais propensas à glicação são as mesmas que fazem a pele jovem ficar bem preenchida e fresca: o colágeno e elastina. Como não existem estudos suficientes para estabelecer a quantidade de açúcar  que é capaz de piorar o processo, a melhor solução é prevenir, diminuindo a quantidade. O açúcar branco é um alimento altamente processado e calórico, sem nenhum valor nutricional, o que chamamos de calorias vazias.

O mel é um alimento com propriedades mais benéficas à saúde, mas não podemos esquecer que o mel é rico em carboidratos e devemos consumir com moderação, lendo sempre o rótulo para identificar a presença de aditivos nos ingredientes.

Outro ponto importante é adotar uma dieta rica em alimentos que atuam como antiglicantes, como os antioxidantes, que protegem o organismo dos radicais livres, e os anti-inflamatórios. É bom investir também em alimentos que auxiliam na produção de colágeno e que ajudam a combater o envelhecimento da pele, como:

Romã, kiwi, laranja lima, acerola, tangerina, limão, abacaxi, melão, vegetais verdes escuros, frutas vermelhas, beterraba, cenoura, abóbora, tomate, peixes, linhaça, semente de chia, aveia, castanhas, temperos como açafrão, cravo, noz moscada, pimenta vermelha, hortelã, salsa, orégano, alecrim e alho. 

Resumindo:

  • Consumir pouco ou nenhum açúcar branco, ou os seus subprodutos;
  • Consumir alimentos antioxidantes, anti-inflamatórios e anglicantes ;
  • Beber muita água  (ideal é 35ml x Kg);
  • Evitar alimentos industrializados (com excesso de aditivos);
  • Não se expor, ou minimizar à exposição à toxinas ambientais (poluição, cigarro, agrotóxicos…);
  • Evitar álcool.

DICAS:

A romã é usada tanto por inibir o estresse oxidativo como também pela propriedade despigmentante. Os pacientes gostam muito, apesar de ser um alimento um tanto “caro”. Pode ser usado na forma de suco ou chá de 2 ou 3 vezes por semana.

Chá de romã: infusão de 2 colheres de chá de romã com hibiscos e gengibre. Nele, temos a ação antioxidante e a ação anti-inflamatória do gengibre. Infusão sempre em 15 minutos.

…………………………..

SUCHÁ DE ABACAXI E CHÁ VERDE:

  • 1 rodela de abacaxi;
  • 4 folhas de hortelã;
  • 1 kiwi;
  • 1 folha de alface;
  • 1 xícara (chá) de chá verde;
  • 1 colher de mel (opcional);
  • 1 cubo de gelo.

Primeiro faz a infusão da erva seca (2 colheres de chá para 1 xícara de água fervente – 3 minutos), depois mistura tudo no liquidificador, bate e coa para beber. Rendimento: 1 copo.

…………………………..

SUCHÁ DE ABACATE E CHÁ VERDE:

  • 1 xícara de chá de chá verde;
  • 4 colheres de sopa de abacate;
  • 1 laranja pequena com o bagaço;
  • Gotinhas de limão;
  • 1 colher de chá de mel (opcional).

Primeiro faz a infusão da erva seca (2 colheres de chá para 1 xícara de água fervente – 3 minutos), depois mistura tudo no liquidificador, bate e coa para beber. Rendimento: 1 copo.

E aí gostaram??

https://anapaula.kanudigital.com/wp-content/uploads/2018/01/omelete-com-farelo-de-aveia-1.jpg – Nutricionista Esportiva Funcional e Fitoterapia

 

Não encontrou o que estava procurando? Busque no site

Não Emagreço: Genética ou Comportamento?

Bom dia! A verdade é que sua genética conta, mas seu comportamento e suas emoções…

Croutons de Batata Doce

Bom dia! A receitinha de hoje são croutons de batata doce, uma delícia que pode…

Alimentação na Artrite Reumatóide

Bom dia! Se você chegou até esse post, provavelmente sofre com a Artrite Reumatóide ou…

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Chame no WhatsApp