Comida Japonesa pode Nutri?

Bom dia!!

Uramakis, niguiris, temakis e shimeji são alguns itens da culinária japonesa que parecem saudáveis e aliados para aqueles que buscam uma alimentação equilibrada, ou até mesmo a perda de peso, mas a verdade é que eles são, em sua maioria, à base de gohan – o arroz – que contém alto teor de açúcares e carboidratos.

Os alimentos em si não são tão calóricos ?, mas em muitos casos, a escolha do molho e acompanhamentos pode interferir no resultado final da refeição, pois para fazer o sushi, é utilizado açúcar com vinagre de arroz, para que o arroz seja colado com mais facilidade na alga marinha.

A maioria dos molhos shoyos também contêm açúcar e glutamato monossódico, o que pode ser um problema para as pessoas que apresentam hiperglicemia ou para os diabéticos, hipertensos, mulheres que sofrem com candidíase de repetição, e para quem sofre com dores de cabeça e enxaqueca.

Para quem faz exercícios físicos, a dica é priorizar sempre o peixe branco e os cogumelos, que são ótimas fontes de proteína. Outros exemplos de ótimas fontes de proteína e de cálcio na culinária japonesa é o missoshiro, ótimo pelo tofu, que é de proteína vegetal da soja, uma das melhores fontes de cálcio que existem. Além destes, o banchá e o gengibre são alimentos termogênicos e ajudam a acelerar o metabolismo.

As frituras e o shoyo são os piores alimentos que podem ser consumidos na comida japonesa. A fritura é a pior gordura de todas, e o shoyo contém muito sódio. O gohan é um carboidrato simples que reage como se fosse açúcar, mas se vier com o peixe junto em forma de niguiri é menos pior, pois a proteína ameniza a carga glicêmica.

A comida japonesa tem seus prós e contras, como em qualquer outra culinária do mundo, o importante como sempre é ter bom senso e equilíbrio! ?

Clica aqui para dicas de como minimizar os efeitos do shoyo!

https://anapaula.kanudigital.com/wp-content/uploads/2018/01/omelete-com-farelo-de-aveia-1.jpg – Nutricionista Funcional e Esportiva em Foz

Instagram @anagluck

Não encontrou o que estava procurando? Busque no site

Não Emagreço: Genética ou Comportamento?

Bom dia! A verdade é que sua genética conta, mas seu comportamento e suas emoções…

Croutons de Batata Doce

Bom dia! A receitinha de hoje são croutons de batata doce, uma delícia que pode…

Alimentação na Artrite Reumatóide

Bom dia! Se você chegou até esse post, provavelmente sofre com a Artrite Reumatóide ou…

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Chame no WhatsApp