Você conhece o Amaranto?

SSUCv3H4sIAAAAAAAACpyRz27DIAzG75P2DhHnRkoC6dK9SrWD+bMGjUIFZNNU9d1nIFScd8M/25/9mfvrS9cRDkEL8t7dU4SxNmYL0UPUziIeDjv3ykrlW6Kkjs5rMC3kEMVq4aoQ2s2YhB85SUKEuAUV0rAdCYjqghoFPiXKRucSdzWRk9iBKUIODQsbz6yiIv6vzvL4qG7goqz4zQs3RrwyCoqRcyklXz9R+WtrDTapXePq2wkwqYA2SjevhbaXps3FNV+5tgm32ejTCs/NiXHuBtykE3+ipqp8hRCwXFbeDBL4p+7azLEuZgO7KpH4Eykc6UTH5ciOdGJsno5vbC8ov7dq1MnrVCGMxZeWrXWdNiDziZ3UQod+mfnSs0Gees6B9tO0jCOVI4NhxsM//gAAAP//AwC0nbTBhwIAAA==

Bom dia!?

O amaranto é um dos vegetais mais importantes da América do Sul,  da região dos Andes. O amaranto é naturalmente rico em proteínas de alto valor biológico. Além disso a planta é rica em cálcio e, melhor, cálcio biodisponível. Esse grão não contém glúten, sendo mais uma opção para as pessoas com intolerância à essa proteína. Pesquisas mostram que o amaranto ajuda no tratamento e prevenção de doenças cardiovasculares porque reduz os níveis de colesterol plasmático.

E como consumir esse grão⁉️

É fácil demais, os grãos ou os flocos do amaranto podem ser usados em massas de pães, bolos e tortas, granola e até barra de cereais.

Mas o que é amaranto⁉️

Uma planta originária do Peru parece estar na mira dos pesquisadores que buscam determinar suas propriedades funcionais. O amaranto (Amaranthus caudatus) é um pseudocereal originário da região dos Andes e já era cultivado pelas civilizações Inca e Asteca há mais de 2000 anos. Era considerado um alimento sagrado e dele eram aproveitavam as sementes, folhas e caules. Atualmente é cultivado principalmente no México, América Central e nos territórios andinos da América do Sul; Graças à sua capacidade de crescer bem em solos áridos e pobres, onde não se desenvolvem outros tipos de cereais, o amaranto vem sendo usado como alimento em regiões de deserto da Austrália e da África e em regiões montanhosas como o Nepal, locais onde é consumido preferencialmente como hortaliça e grão.

Quais são os seus benefícios⁉️

Para começar o grão possui cerca de 15% de proteínas com alto teor biológico (aquelas com todos os aminoácidos essenciais que o corpo não produz), é altamente nutritivo, além de um excelente redutor dos níveis de colesterol plasmático através de sua fração proteica que, ao ser digerida, inibe a enzima responsável pelo acúmulo de colesterol no organismo. O amaranto tem vários componentes presentes podem atuar neste efeito, como o óleo, a fibra, a proteína e as substâncias antioxidantes.

A planta é ótima fonte de fibras (15g em 1 ½ colher de sopa), zinco, fósforo e cálcio biodisponível (pronto para ser assimilado pelo organismo).
A grande concentração de esqualeno em sua composição, substância somente encontrada em quantidades significativas nos óleos de fígado de animais marinhos, é uma característica singular do amaranto. Suas propriedades naturais incluem a ação antioxidante, no combate aos radicais livres, aumento da oxigenação do metabolismo e proteção da membrana celular – sistema imunológico.
Rico em cálcio, o amaranto pode ser utilizado como substituto do leite animal, sendo indicado para crianças e pessoas com intolerância à lactose. O alimento também funciona no controle da glicemia em diabéticos, graças à alta concentração de fibras alimentares – maior do que as encontradas na aveia, milho e trigo.

O alto valor proteico – de 14 a 20% a mais, quando comparado a outros cereais – e de minerais atuam na manutenção e no aumento da massa magra em atletas e esportistas amadores, além de contribuir para a diminuição do colesterol e a prevenção de doenças cardiovasculares, osteoporose e câncer na população de idosos e adultos em geral.

Qual a forma correta de se usar⁉️

A semente, quando aquecida, estoura como pipoca e está sendo utilizada para a criação de barras de cereais, musli (mistura de cereais), pães, bolachas e saladas. O amaranto também não contém glúten ou outras substâncias alergênicas em sua composição, o que o torna uma opção para os celíacos  e pessoas com intolerância ao glúten.

Como é comercializado⁉️

Comercializado em flocos naturais – com forma e consistência similares às da aveia, o amaranto pode ser consumido com frutas e iogurte no café da manhã, como ingrediente de pães, bolos e doces, além de ser incorporado em sopas, vitaminas, entre outras receitas de pratos doces e salgados.

É bom para qual parte do corpo⁉️

O amaranto tem uma funcionalidade “ sistêmica” no nosso organismo sendo um exemplo excelente de um alimento saudável desde o controle de doenças crônicas até a manutenção da massa magra.

Quantas vezes deve ser usado⁉️

Pode ser usado todos os dias! Uma boa dica seria usar pelo menos 2 colheres de sopa dos flocos do amaranto polvilhando as frutas ou batido no liquidificador. O excesso, pode aumentar a movimentação do intestino tendo assim uma atividade  laxante.

 

Bjo?
Nutri Ana Gluck

Instagram @anagluck

Não encontrou o que estava procurando? Busque no site

Não Emagreço: Genética ou Comportamento?

Bom dia! A verdade é que sua genética conta, mas seu comportamento e suas emoções…

Croutons de Batata Doce

Bom dia! A receitinha de hoje são croutons de batata doce, uma delícia que pode…

Alimentação na Artrite Reumatóide

Bom dia! Se você chegou até esse post, provavelmente sofre com a Artrite Reumatóide ou…

Comentários

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Chame no WhatsApp