Alimentos que Aumentam a Imunidade

Bom dia? alimentos imunidade nutricionista foz

Já falamos anteriormente sobre esse tema tão discutido e comentando nos últimos tempos, que é a importancia da alimentação no aumento da imunidade (clique aqui).

Hoje elenquei 7 alimentos/nutrientes, que na minha experiência não deve faltar na rotina daqueles com o sistema imunológico deprimido, são eles: 

?PRÓPOLIS: Produto da ação das abelhas, ativador os macrófagos, o que resulta em aumento da capacidade fagocítica, estimulação da secreção de citocinas e outras substâncias como o óxido nítrico (ON) e espécies reativas do oxigênio (EROS) .

? ZINCO: É um dos elementos mais abundantes na natureza e o 2ª oligoelemento em maior quantidade no corpo humano, o qual atua na manutenção da homeostase do metabolismo do
sistema imune. Fontes alimentares: gema de ovo, semente de abóbora, arroz integral, frutos do Mar (ostras), carnes vermelhas e de frango, gengibre, gengibre, grãos integrais, castanhas, tubérculos, legumes.

?VITAMINA C: É o micronutriente mais conhecido do grupo das vitaminas e atua de forma antioxidante nas vias imunológicas. Fontes alimentares: Frutas cítricas, vegetais folhosos crus e tomates, morango, goiaba, acerola, caju, cantalupo, repolho, batatas e pimentões verdes.

?CÚRCUMA: Planta medicinal que apresenta características anti-inflamatória, antioxidante e antitumoral por conta da presença da curcumina.  Pode ser utilizada na forma de tempero ou o ativo isolado (curcumina) em cápsulas.

?GLUTAMINA: É o aminoácido livre mais abundante no corpo humano e atuando no sistema imune
estimulando a produção de linfócitos T, B e imunoglobulina A (IgA). Alimentos fontes de glutamina: proteínas de fonte animal e vegetal. Também utilizada na forma de pó em doses que variam de 2 a 5g.

?ARGININA: É um nutriente imunomodulador que produz metabólitos como óxido nítrico (ON), prolina e poliaminas que são fundamentais em todas as fases da cicatrização. As principais fontes de arginina são: chocolate, carne, ovos, coco, laticínios (leite e queijo),aveia, amendoim, soja, nozes,  e germem de trigo.

?ÔMEGA-3: Ácido graxo poli-insaturado essencial que tem a capacidade de modular a resposta inflamatória através das prostaglandinas e tromboxanos. Uma dieta rica em EPA e DHA pode diminuir
a formação de eicosanoides (inflamatório) e ativar eicosanoides (antiinflamatório). Fontes: peixes de água fria (atum, arenque, sardinha, cavala e salmão), chia e linhaça.

Algum desses nutrientes já faz parte da sua rotina?

 

Com carinho?
Nutri Ana

Instagram: @anagluck

Não encontrou o que estava procurando? Busque no site

Não Emagreço: Genética ou Comportamento?

Bom dia! A verdade é que sua genética conta, mas seu comportamento e suas emoções…

Croutons de Batata Doce

Bom dia! A receitinha de hoje são croutons de batata doce, uma delícia que pode…

Alimentação na Artrite Reumatóide

Bom dia! Se você chegou até esse post, provavelmente sofre com a Artrite Reumatóide ou…

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Chame no WhatsApp